O Brasil é um dos principais exportadores de café do mundo e nossos grãos são apreciados por muitos países inclusive, é claro, pelos próprios brasileiros. Um café quentinho tem o seu valor, não é mesmo? Pois bem, hoje vamos te mostrar como prepará-lo para que ele fique perfeito!
1. Qualidade do pó de café.
Há uma infinidade enorme de cafés, uns são mais amargos, outros mais adocicados, intensos ou mais leves, mas o que é consenso entre todos os café lovers é a utilização de um pó de qualidade para obter uma bebida deliciosa.
2. Conserve o café adequadamente.
Depois que abrir a embalagem do café, conserve-a em potes fechados e escuros para evitar que o café seja exposto a luz e oxide mais rápido. E, para finalizar, guarde o pote na geladeira, pois a temperatura baixa vai ajudar a preservar as propriedades e aroma do café.
3. Não demore muito a consumir.
Após aberto, o café tem que ser consumido em até 15 dias. Dessa forma, você vai garantir um café bem gostoso e fresco!
4. Use a medida correta.
Para o café ficar perfeito, utilize de 5 a 6 colheres de pó (dependendo do seu gosto por um café mais forte ou mais fraco) para cada litro de água.
5. Utilize água filtrada.
Esqueça a água da torneira! Para o seu café ficar com um sabor perfeito, use água filtrada/mineral para prepará-lo, pois as impurezas da água da torneira podem modificar o sabor da bebida.
6. Não deixe a água ferver.
Lembre-se de desligar o fogo um pouco antes da água levantar fervura. Isso evita que o café acabe queimando ou passando do ponto
7. Despeje a água adequadamente.
Você sabia que tem um jeito ‘’certo’’ de despejar a água no café? Pois é! Se a passagem da água pelo coador demorar muito (mais de 5 minutos), o café pode ficar amargo. Portanto, umedeça o pó que está no coador com a água quente e, em movimentos circulares, coloque a água.
8. Escolha um bom filtro.
A escolha do seu filtro pode determinar o gosto final do café, pois se não for de boa qualidade, pode modificar as propriedades do seu café, mudando o seu gosto e aroma. Portanto, escolha com sabedoria!
O filtro de café Moka vem como uma ótima opção para solucionar esse problema, pois ele é feito de material atóxico a saúde e não altera em nada o sabor do seu café. Além disso, ele é reutilizável até 500 cafés, ou seja, você não precisará se preocupar em fazer sua reposição por um longo tempo, fazendo com que menos lixo seja descartado. A natureza agradece e o seu bolso também!